ENTREVISTA DO VICE-PRESIDENTE DO CSM

Na véspera do XIX Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura (CSM), sob o tema “O apelo da linguagem clara na decisão e na transformação digital”, o vice-presidente do CSM, Juiz Conselheiro Azevedo Mendes conversou com a Renascença sobre o atual estado da Justiça e sobre quais as maiores preocupações e desafios. Quer uma onda cultural de comunicação para pôr juízes a escrever com uma linguagem mais simples e clara.

Regista-se, em particular, o seguinte trecho da entrevista:

“Todas as questões de comunicação são importantes e a comunicação, basicamente, é Cultura. Criação de uma nova mentalidade, de uma nova cultura (…). Nós estamos a apostar muito numa nova cultura, aberta às artes, à comunicação, a todas as formas de expressão, continuando um trabalho que já tem sido feito há meia dúzia de anos, seguramente, por muitos tribunais, a começar pelos tribunais da relação. Diria até que o Tribunal da Relação de Lisboa (…) foi o último a chegar a esta onda, mas a programação que o Tribunal da Relação de Lisboa já está a desenvolver neste momento é uma coisa fantástica e isso congrega os juízes em novas formas de expressão e cria uma cultura de abertura à comunidade e ao cidadão (…)” (a partir do minuto 11 e 47 segundos). 

A ligação da entrevista é a seguinte:

https://rr.pt/video/actualidade/2025/11/05/video-pacto-para-a-justica-os-pactos-sao-para-distrair-as-coisas-tem-de-ser-feitas-no-dia-a-dia-diz-csm/450073/