No dia 11 de setembro de 2025, o Tribunal da Relação de Lisboa acolheu Mesa Redonda relativa ao Projeto MEENOS CONVERSA – Para uma linguagem clara e eficaz na Justiça, organizada pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), em articulação com o Tribunal da Relação de Lisboa.
No início dos trabalhos, a Senhora Juíza Desembargadora, Dra. Ana Cláudia Nogueira, Inspetora Judicial do Conselho Superior da Magistratura, apresentou o Projeto MEENOS, dinamizado pelos Serviços de Inspeção do CSM e, bem assim, os oradores convidados.
A Senhora Professora Susana Antas Videira, Diretora Geral da Política da Justiça e Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa realizou uma apresentação dedicada à temática da “Estrutura da Sentença e Argumentação Jurídica – Uma Proposta de Simplificação também com base no Direito Comparado”.
Por seu turno, o Senhor Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (jubilado), Dr. António Abrantes Geraldes efetuou apresentação intitulada “Recursos na Relação: Apelo à Simplificação”.
O evento contou com a participação de vários Juízes Desembargadores, quer presencialmente no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Lisboa, quer à distância, por meio de teleconferência.
Participaram, também, nos trabalhos o Presidente e da Vice-Presidente do Tribunal e, bem assim, a Vogal do Conselho Superior da Magistratura, Juíza Desembargadora Ana Azeredo Coelho.
Anexa-se registo fotográfico do evento.