CERIMÓNIA DE HOMENAGEM À PRESIDENTE EMÉRITA DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA, JUÍZA DESEMBARGADORA JUBILADA GUILHERMINA FREITAS

No dia 10 de julho de 2025 teve lugar cerimónia de homenagem à Presidente Emérita do Tribunal da Relação de Lisboa, Senhora Juíza Desembargadora Jubilada Guilhermina Freitas.

Juíza desde 1984, serviu, como juíza de direito, em Santarém, Avis, Amarante, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Oeiras, Juízos Criminais de Lisboa e Varas Criminais de Lisboa. Exerceu funções como juíza desembargadora desde 2006, primeiro no Tribunal da Relação de Évora e, desde 2009, no Tribunal da Relação de Lisboa, onde serviu por mais de 15 anos.

Foi eleita, pelos seus pares, Vice-Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, exercendo tais funções entre 2017 e março de 2020.

Em plena pandemia Covid-19 foi eleita, pelos seus pares, como Presidente do Tribunal, cargo que tinha ocupado interinamente, constituindo o seu 84.º Presidente, funções que exerceu entre setembro de 2020 e o início do corrente ano.

Foi a primeira mulher a exercer o cargo de Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.

Na ocasião, onde estiveram presentes diversos magistrados e funcionários – que exercem e exerceram funções no Tribunal da Relação de Lisboa – , teve lugar o descerramento da fotografia da Homenageada, que passa a figurar na Galeria dos Antigos Presidentes do Tribunal da Relação de Lisboa, nas escadarias do edifício sede deste Tribunal.

Anexam-se fotos do evento.