PROJETO MANIF - TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA

No dia 30 de outubro de 2025, o Tribunal da Relação de Lisboa acolheu o projeto MANIF, o qual visa promover o movimento das crianças e jovens pelos espaços das escolas, tribunais e das entidades culturais de proximidade, com o intuito de se imaginarem e construírem novos modelos de relação com as instituições públicas.

Os trabalhos iniciaram-se com a receção dos participantes pelos Presidente e Vice-Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e uma visita às instalações do Tribunal.

Os trabalhos prosseguiram no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Lisboa com a apresentação do projeto MANIF, a cargo da sua diretora artística – a arquiteta Filipa Morgado. Foram ainda apresentadas diversas valências e concretizações do projeto, pela associação cultural e artística Pó de Vir a Ser e pelo atelier Parto. O Juiz Presidente da Comarca de Coimbra Carlos Oliveira prestou ainda o seu testemunho da experiência do projeto na comarca a que preside.

Participaram alunos da Escola Secundária dos Olivais, que se fizeram acompanhar de professores desta escola.

O projeto MANIF nasce num processo de escuta ativa, olhar e pensamento atento, crítico e construtivo sobre o Lugar da Justiça no nosso território, e na urgência demonstrada pelo seu corpo interno de profissionais em tecer novas pontes de encontro transversais a outras áreas do conhecimento, reforçando alicerces no diálogo com toda a sociedade, reconhecendo a exigência de tornar estes espaços de representação, decisão e julgamento, em lugares inequivocamente transparentes e abertos.

O projeto MANIF foi desenhado em 2023, em equipa pela diretora artística Filipa Morgado, o Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra Carlos Oliveira, o Administrador do Supremo Tribunal de Justiça António Nolasco e a Magistrada do Ministério Público Coordenadora da Comarca de Coimbra Ana Simões.

Anexa-se registo fotográfico e documentação do evento.